4 de agosto de 2010

Sinusite, rinite


 Não é fácil passar dias sofrendo com coriza, coceira, espirros e dor de cabeça. Saiba que esses podem ser sintomas de rinite e sinusite. 
O quê é rinite?
Uma inflamação das mucosas do nariz. Acontece quando o órgão se defende de agentes irritantes que estão no ar. Mas nem todo mundo sofre da doença pela mesma razão. Ter ou não tê-la depende da sensibilidade do nariz de cada pessoa.
Sintomas da rinite
Nariz entupido, coriza, espirros, coceira no nariz, nos olhos, nas orelhas e na garganta.
Rinite alérgica
Corresponde a 70% dos casos. É causada pelo excesso de defesa: O nariz pode ter a sensibilidade aumentada com o pó, cigarro, perfumes e ar condicionado. O aumento drástico da poluição pode causar a rinite, assim como o uso de remédios que desentopem o nariz. Muito cuidado com eles.
Tratamento da rinite
Só o seu médico poderá avaliar o fator causador da rinite, o recomendado é o afastamento do agente causador e tomar antialérgicos pré escritos.

O que é Sinusite? 
Trata-se de uma inflamação nas cavidades ao redor do nariz, os chamados seios nasais. “‘E uma infecção causada por bactérias”, explica o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, João Ferreira de Mello Junior.
Sintomas da sinusite
Obstrução nasal, secreção que pode mudar de cor, espirros,muita pressão na face, dor de cabeça e cansaço.
Sinusite infecciosa
É provocada principalmente por vírus e bactérias que têm origem em uma infecção gripal. “Cerca de 80% dos casos vêm de gripe mal curada”, explica o professor da USP. Por isso a gripe deve ser tratada com rigor para evitar que o acúmulo de secreção s transforme em um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e vírus, evoluindo para uma sinusite.
Tratamento da sinusite
Por ser um caso de infecção, deve-se consultar um médico assim que os sintomas aparecerem. Apenas o especialista poderá indicar qual antibiótico você devera tomar para acabar com a doença.
Duração da sinusite e da rinite
rinite persistente dura mais de quatro dias por semana. A rinite intermitente é de menos de 4 dias. A sinusite aguda dura até 12 semanas seguidas. A sinusite crônicapersiste por mais de 12 semanas.
Cuidados durante o inverno
O tempo seco dificulta a formação do muco que barra a entrada de vírus e bactérias. Para amenizar os sintomas mais freqüentes nesta época, deixe a casa limpa, coma bem e limpe o nariz com soro fisiológico.
Você sabia?
O nariz é a porta para agentes irritantes que estão no ar. Quando um deles tenta entrar, provoca uma reação: O nariz entope, para bloquear a passagem, provoca espirros para eliminá-lo e lava a região com secreção.
·         Sintomas da sinusite


A localização da dor depende de qual seio foi afetado:
* Dor de cabeça quando acorda de manhã é típica de sinusite.
* Dor quando a parte frontal da face, acima dos seios paranasais, é tocada pode significar que os seios paranasais frontais estão inflamados.
* Infecção nos seio maxilar pode ocasionar dor na mandíbula superior e dente.
* Sinusite etmoidal é perto dos dutos lacrimais na canto dos olhos. Desta forma, a inflamação dessas cavidades geralmente causa inchaço das pálpebras e tecidos ao redor dos olhos, assim como dor entre os olhos. Inflamação etmoidal também pode causar áreas sensíveis ao toque nos lados do nariz, perda de olfato e nariz entupido.
* Sinusite esfenoidal pode causar dor no ouvido, pescoço e dor profunda no topo da cabeça.
Entretanto, muitas pessoas com sinusite têm dor em vários locais e seus sintomas não determinam claramente qual seio está inflamado.



Outros sintomas de sinusite podem incluir:


* Febre.
* Fraqueza.
* Cansaço.
* Tosse.
* Rinite ou congestão nasal.

Adicionalmente, a drenagem do muco pode causar ferida na garganta e também irritar as membranas que revestem a laringe. Entretanto, nem todos com esses sintomas têm sinusite. 

Em raras ocasiões a sinusite aguda pode resultar em infecção cerebral ou outras complicações sérias.

Mais informações: Sinusite http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?398
                             Rinite   :http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?18

Nenhum comentário: