16 de agosto de 2010

Protegendo o computador

Para sua proteção, fonte: Globo Online






VÍRUS -- O vírus de computador é um programa que foi especialmente desenvolvido para se replicar e passar de um arquivo executável para outro dentro de um computador, infectando-o continuamente.

WORM (VERME) -- Esse é o nome dado ao vírus que se propaga sozinho, automaticamente, e que é inteligente. O worm, ao contrário do vírus, já é programado para infectar outros computadores além daquele invadido inicialmente. Este é o objetivo fundamental de sua arquitetura, que visa a trabalhar em progressão geométrica.

CAVALO-DE-TRÓIA -- O cavalo-de-tróia vem escondido dentro de um software apresentado ao usuário como importante ou essencial. Pode ser ocultado em qualquer tipo de software: bancos de dados, processadores de texto, software de colaboração para desenvolvedores, programas de instant messaging, games e assim por diante.

SPAM, HOAX E PHISHING -- O spam -- envio de mensagens de email indesejadas -- é uma praga do nosso tempo. Seus derivados mais nocivos são os hoaxes e o phishing. O hoax é apenas uma mensagem falsa, que, dependendo de sua natureza, pode ajudar a entupir caixas postais -- como aquelas correntes, historinhas edificantes, lendas urbanas e rumores. Já o phishing combina o hoax com a indução a um clique num link falso, que levará a um site igualmente falso onde o usuário a) poderá pegar um cavalo-de-tróia sem saber ou b) poderá enviar inadvertidamente dados confidenciais (como senhas) para hackers à espreita. Os exemplos são inúmeros: sites fake de bancos pedindo algum recadastramento de login e senha, URLs falsos da Receita Federal, Serasa, SPC...

SITES FALSOS -- São URLs falsas como as descritas no item anterior, a que os usuários chegam via phishing ou envenenamento do cache. As interfaces são bem semelhantes às das instituições originais e pegam muitos incautos. Mas é possível ver o URL real do site -- e descobrir que ele é falso -- observando a hora da conexão e verificando o endereço que aparece na barra inferior do navegador. Caso não seja possível ver isto, uma dica é escrever dados falsos nas lacunas do site. Como ele não tem um sistema de verdade para conferir logins e senhas, aceitará qualquer coisa, como login 0000 e senha 00000... Se o sistema aceitar isso, ele é decididamente falso.

SPYWARE -- Programa espião que fica varrendo o micro para descobrir dados relevantes da pessoa. Três de cada dez ameaças na internet hoje são spywares. O Brasil é o quinto país mais infectado por spywares comuns, segundo dados da Microsoft. Entre eles, os spywares de "gator", que aparecem muito nos usuários de serviços peer-to-peer de troca de arquivos.

ADWARE -- Um programa que se filtra no sistema operacional para fazer propaganda no desktop do usuário. Não costuma executar código malicioso, mas pode capturar informações pessoais.

ROOTKIT -- O rootkit é mais insidioso que um cavalo-de-tróia porque interage com o kernel do sistema operacional. Vai realmente fundo. O rootkit muda o comportamento de serviços e os comandos do sistema para permitir o disfarce de processos no computador. O usuário não consegue perceber o que ele está fazendo (abrindo portas, ativando servers, criando contas de usuário etc).

SEQÜESTRO DE DADOS -- No Brasil, o roubo de notebooks vem aumentando, especialmente em aeroportos. Embora seja voltado para a venda dos computadores no mercado negro, pode ser uma ameaça para os dados que estejam contidos no sistema operacional. Na Europa e nos EUA, acontece de os próprios dados dentro de notebooks de executivos serem seqüestrados por hackers, que depois pedem resgate ao dono.

Os sintomas básicos de que seu computador pode estar apresentando alguma infecção viral são: lentidão, logs do sistema em excesso, usuários diferentes registrados na máquina, arquivos novos surgidos sem qualquer ação sua, modificação indevida de um arquivo, diretórios bagunçados, "crashes" (paus) na máquina o tempo todo, janelas pop-up, sites estranhos que aparecem quando você digita algo errado (sinais de spyware)... Não se esqueça de ficar de olho nos alertas do antivírus.

O remelhor remédio contra ataques é prevenir: ter antivírus, anti-spyware e anti-rootkit atualizados todos os dias, além de um firewall ativo; visitar sites idôneos e conhecidos; não baixar software de qualquer lugar só porque um amigo indicou; deixar uma identidade separada para cada membro da família se o computador for compartilhado, de preferência com senha para todos, atualizada mensalmente; evitar guardar dados bancários e de identidade geral na máquina; fazer scans regulares no computador com os programas de segurança; procurar usar programas originais (se o preço dos softwares proprietários for proibitivo, opte pelo software livre -- muitos aplicativos para Linux também têm versões Windows, como o BrOffice e o Gimp, por exemplo). Finalmente, lembre-se de que a internet é pública como a rua e devemos nos portar nela com cuidado, exatamente como fazemos quando saímos: não "dê mole" para os criminosos digitais. Bote o computador na sala para ficar de olho no que as crianças e adolescentes andam fazendo online, e acompanhe a vida digital deles, alertando-os sobre os riscos.

Nenhum comentário: