5 de agosto de 2010

Radicais livres x antioxidantes

Radicais livres são moléculas instáveis, que têm capacidade e facilidade de se ligar com outras moléculas. São formadas no processo de queima de oxigênio pelas células, sendo úteis para o nosso organismo nas reações orgânicas. 


A produção exacerbada de radicais livres promove efeitos maléficos com prejuízos a células saudáveis. É ocasionada devido ao processo de envelhecimento, patologias como câncer, anemia, infarto, diabetes, inflamações crônicas bem como poluição ambiental, fumo, consumo excessivo de bebida alcoólica e de gordura saturada, resíduos tóxicos (pesticidas), stress entre outros.

A exposição prolongada ao excesso de radicais livres pode causar danos irreversíveis, favorecendo o desenvolvimento de doenças como câncer e doenças cardiovasculares além de manchas e rugas na pele.

A produção dessas moléculas é constante no nosso organismo, mas sua produção desenfreada pode ser reduzida com a ajuda de substâncias chamadas antioxidantes que se ligam aos radicais livres, tornando-os neutros e conseqüentemente inofensivos. Essas substâncias estão presentes nos alimentos na forma de nutrientes.

Nutriente FunçãoPrincipais Fontes Alimentares
Vitamina CBloqueia a ação dos radicais livresFrutas cítricas, morango, acerola e vegetais crus
Vitamina EProtege contra a oxidação de gorduras e conseqüentemente a formação de placas de ateromaAvelãs, nozes, sementes oleaginosas, óleos vegetais e de peixes.
CobreÓtimo antioxidante, promove formação de tecidos e melaninaAmêndoa, chocolate amargo, aveia, brócolis e lentilha
SelênioEstudos demonstram que este mineral está relacionado com a prevenção de diferentes tipos de tumoresCarnes e peixes, mas em grande quantidade na castanha do Pará
ZincoMineral que colabora para a funcionalidade do sistema imunológicoPescados, carne vermelha e frango
BetacarotenoSubstância responsável pela cor alaranjada de frutas e vegetais, que ao ser ingerido é convertido em vitamina A pelo nosso organismo. Protege a parede das células contra a ação dos radicais livresMamão, cenoura, abóbora e outras frutas e hortaliças de cor alaranjada
FlavonóidesSeqüestrador de radicais livresFrutas e hortaliças, chá verde, soja e vinho tinto
LicopenoComponente que dá a cor vermelha em frutas e legumes. O consumo regular está relacionado com a prevenção do câncer de próstataEncontrado em grande quantidade no tomate



O consumo regular de alimentos ricos em antioxidantes promove a diminuição da ação dos radicais livres, prevenindo suas conseqüências para o organismo. Hábito alimentar adequado associado com outras práticas de vida saudável promove longevidade com qualidade.

Nenhum comentário: