3 de novembro de 2010

Vinagre temperado

Vinagre de sálvia

Para um litro de vinagre use 10 folhas de erva fresca.
A sálvia é perfumada, leve e, como alimento funcional, auxilia a digestão, é antiséptica e antifúngica e contém algum estrogênio. Ajuda a combater a diarréia .

Vinagre de hortelã
Mesma medida do vinagre de sálvia.
A hortelã, tão comum em hortas brasileiras e tão versátil como alimento funcional, auxilia a digestão e previne doenças do trato respiratório. Devem ter cuidado ao usá-la quem estiver grávida, ou os que têm problemas de rins. Temperança!

Vinagre de pimenta com louro
2 pimentas dedo-de-moça (ou cayenne) inteiras e com o cabinho, 2 folhas secas de louro e um litro de vinagre.
Para quem gosta de sabores fortes, a pimenta é tudo de bom. Já as folhas de louro suavizam o sabor picante. No aspecto funcional, a pimenta contém uma substância, a capsaicina, que purifica o sangue, auxilia no tratamento da obesidade e das dores reumáticas. Já o louro auxilia a digestão e estimula o apetite.

Vinagre com manjericão e cebola 
Para um litro de vinagre - de maçã! -, uma xícara (chá) de manjericão fresco amassado e uma cebola roxa cortada em fatias. Este vinagre fica particularmente bonito - e perfumado! - na garrafa, principalmente se você escolher manjericão roxo.
Quanto à funcionalidade, o manjericão auxilia a digestão e a cebola contém uma substância, a quercitina, que, além de antiséptica, limpa os rins e a bexiga, oxigena o sangue e reduz a glicose.

Vinagre com alecrim
Aqui recomenda-se o uso de vinagre de vinho tinto, sempre de boa qualidade. Para um litro, uma xícara (chá) de alecrim fresco levemente amassado.
O alecrim ativa a circulação e é antidepressivo. É, ainda, um auxiliar na digestão das gorduras. Que não abuse quem já toma remédios para afinar o sangue. 

Vinagre com limão e especiarias 
Um litro de vinagre de vinho branco, casca de dois limões, dois pauzinhos de canela, 12 cravos inteiros e 12 pimentas-da-jamaica.
Vamos por partes: da pimenta, já conhecemos as propriedade funcionais; os limões, além de aromáticos, carregam mais vitamina C na casca; a canela auxilia a digestão, promove o aquecimento do corpo e tem um perfume como poucos na culinária; e o cravo reduz o colesterol e protege contra a arterioesclerose e os sintomas da menopausa.

Dicas da Flymiga Zezé

Nenhum comentário: