26 de abril de 2011

Qual televisão comprar


Do livro Técnologia e seus Macetes de Alamar Régis Carvalho



A principal pergunta que as pessoas me fazem é:
- “Alamar, o pessoal fala em televisão de Plasma e de LCD e eu não entendo nada disto, quero comprar uma, mas fico sem saber qual devo comprar. Afinal, qual a melhor, plasma ou LCD?”
Sugiro que você compre uma LCD, de preferência a de LED. Fuja da TV de plasma.
Mas... por quê? Plasma é uma porcaria?
Não. A questão não é esta. A TV de plasma é uma boa TV, tem uma imagem maravilhosa também, mas tem uns detalhes que você, que quer comprar um televisor novo, precisa saber:
O televisor de plasma é mais pesado que o de LCD, gasta mais energia, tem um problema sério de deixar marcas na tela, e dura bem menos que o de LCD, além de outros probleminhas.
Dizem os fabricantes que estes problemas, que eram reais, já foram solucionados nos aparelhos mais modernos, só que não houve tempo ainda, para que os usuários comprovassem se realmente foram.
Deixe eu explicar melhor: Quanto ao consumo de energia maior não é preciso explicar muito, porque está claro. Simplesmente gastam mais energia, e pesa um pouco no final do mês, em sua conta. Quanto as marcas que deixam na tela, é o seguinte:
Se você tem um televisor destes, modernos, com aquele formato de tela de cinema, chamado Widescreen (16x9), mas assiste os canais de TV normais, cuja programação é gerada no formato antigo (4x3), o que vai acontecer?
Já que o formato antigo é meio quadrado, a tela do novo televisor não vai ficar preenchida totalmente e ficarão aquelas áreas pretas aos lados.
Com o tempo a área central fica mais gasta e, quando você for ver um filme ou um programa de tela cheia, vai perceber o quanto fica feia aquela diferença, com um pedaço mais desgastado que o outro.
Sabe aquela logomarca da Globo, que aparece parada, no canto de baixo, lado esquerdo do televisor, durante a programação? Tem também o da Record e de outras redes de TV.
Com o tempo aquele cantinho vai ficando marcado com aquela logomarca e você verá em tudo que tiver que assistir depois.
Tem outros probleminhas, mas de área técnica mais profunda, que não vale a pena relatar aqui.
Enquanto um LCD é fabricado para durar de 8 a 10 anos, o de plasma dura de 5 a 6 anos.
Conforme eu disse: Os fabricantes alegam que esses problemas já foram solucionados, mas já que não foi possível ninguém esperar 5, 6, 8 ou mais anos, para checar a duração e nem tempo suficiente para verificar as marcas da tela, é preferível evitar.
Sugiro que compre o LCD, de preferência de LED, que é um pouco mais caro, mas vale a pena e, inclusive é mais fininho, mais leve e gasta menos energia elétrica, além do brilho e contraste melhores.
E qual a melhor marca?
É muito chato estar falando em melhor marca, para os amigos, porque dá a impressão de que a gente está escrevendo patrocinado por algum fabricante, mas não podendo ser omisso, pela necessidade de ter que ser cauteloso, por conta disto, tenho que dar uma opinião, depois de pesquisar bem, sem a menor preocupação com o que alguém possa pensar:
A marca que tem atendido melhor ao consumidor, em termos de qualidade, ultimamente, é a SAMSUNG, embora eu, particularmente, adoro a SONY, em todos os aspectos. São as que mais recomendo, mas tem também a consagrada Phillips, a Panasonic, a LG, Toshiba, etc...

O cuidado com os recuperados

Atenção para isto: Você chega em uma loja, para olhar as opções, vê um determinado modelo, da SAMSUNG, por exemplo, custando, faz de conta, R$ 1.800,00. Aí verifica logo ao lado, na mesma loja, um outro televisor, exatamente do mesmo modelo e mesmo tamanho, por R$ 2.400,00.
Uai, que diabo é isto?
Em princípio pensa que a loja errou, chama um vendedor, para dar o alerta, quando ele confirma que está tudo certo e que os preços são aqueles mesmos.
Explica pra você que o mais barato lhe dá uma garantia de apenas 3 meses e o mais caro lhe dá garantia de 1 ano.
Você continua sem entender nada, não é? Talvez opte pelo mais barato, já que brasileiro adora coisa mais barata.
Sabe o que acontece?
Esses mais baratos, são aparelhos que trouxeram problemas de fábrica, muitas vezes até problemas sérios, e entregues a algum técnico para “dar uma ajeitada”, e colocarem à venda.
Você vai ligar o aparelho, ele estará a funcionar normalmente ali na sua frente e você achará que tudo estará bem.
É até possível que ele funcione bem, durante anos, em sua casa, mas, também, é possível que o problema, que ele tenha trazido, seja alguma coisa grave e não se sabe quais foram as peças que utilizaram para “ajeitá-lo”, deu pra entender?
É aí que está a possibilidade de zebra. Já pensou se ele apresenta um problema no quarto mês de comprado? Não terá mais garantia e você “dança”.
E o televisor Full HD, Alamar? explique bem o que é isto.

Vamos falar nas qualidades de televisão

A televisão comum que todos nós conhecemos, que temos em nossas casas, é a TV SD, que tem uma qualidade de, mais ou menos, 480 linhas, que é a mesma coisa que o (640x480). Mas os canais de televisão que chegam em sua casa tem definição menor do que isto, na maioria das vezes, e você só consegue isto, total, quando vê um DVD. É por isto que todo mundo acha bonita a imagem do DVD. Isto a 480 linhas.
Agora vem o HDTV, que é a televisão de alta definição, que todo mundo está falando.
A televisão brasileira está transmitindo o HDTV na sua resolução mais baixa, que é o formato 1080x720, que é chamada HDTV READY, que é o padrão da maioria dos televisores que as lojas mais vendem.
Acontece que existe, também, o HDTV de qualidade maior, no formato1920x1080, que é muito melhor, que é o chamado FULL HD, cujos televisores também estão a venda nas lojas e são mais caros que os outros, obviamente.
Aí você me pergunta:
- “Mas, Alamar. Se eu comprar um televisor FULL HD e ligar para assistir os canais de HDTV que estão passando na minha cidade, eu vou ver em qualidade FULL HD?”
Não. O televisor, neste caso, é FULL HD mas a programação que está sendo transmitida é em READY. Você verá em qualidade HDTV Ready, que já é bonita, mas não chega a Full HD?
- “Ora, então não vale a pena comprar um FULL HD, pagando mais, se a televisão não transmite em FULL HD”.
Vale, sim. É por isto que estou passando esta orientação.
Assim como o DVD virou peça presente na casa de todo mundo, que antes tinha apenas o vídeo cassete, a tendência, rápida, é do BLU RAY também estar presente em todos os lares.
Quem já viu um DVD BLU RAY rodando, com um televisor FULL HD, sabe o quanto é maravilhoso e vale muitíssimo a pena comprar um FULL HD.
E tem outra coisa que você vai saber agora, que é algo que pouquíssima gente sabe no Brasil:
As transmissões de HDTV que as redes de televisão fazem, no Brasil, é em HDTV READY (1080X720), mas nas transmissões vias satélites elas estão em FULL HD, que é (1920x1080).
Ué, Alamar, mas já existem emissoras em HDTV via satélite? Esta é uma boa notícia. E já existem receptores que a gente pode comprar e instalar em nossas casas?
Para a sua alegria, já existem essas transmissões e já existem, também, receptores de satélites digitais, que recebem sinal em HDTV FULL HD.
Aqui em São Paulo eu estava fazendo uma comparação entre a imagem da Rede TV, HDTV, recebida pelo conversor digital terrestre e a imagem da mesma Rede TV vinda pelo satélite, que é muito melhor.
Mas não é só a Rede TV que está lá não, tem outros canais e vem mais por aí. Inclusive uma das maravilhas que encantam qualquer um é a NHK, televisão japonesa, que é um espetáculo de ver as imagens, tudo em FULL HD. Ainda hoje eu conversava com um comerciante japonês, perto de casa, ele que já vê a NHK em assinatura da sua TV a cabo, que não é FULL.
Quando eu disse a ele que poderia ver a mesma NHK, do seu Japão, via satélite, em FULL HD e de graça, ele ficou doidinho pra ter logo em casa. Vou providenciar pra ele.

Você pode ver a copa em HDTV
Mesmo que a sua cidade não tenha ainda HDTV

Pois é. Depois que o HDTV foi lançado, em São Paulo, em dezembro de 2007 e depois lançada em algumas cidades... algumas, apenas... as pessoas moradoras dessas privilegiadas cidades já poderão assistir a copa, deste ano, desde que já tenham comprado os conversores digitais para os seus televisores.
E as pessoas que moram em cidades que não tem, ainda, HDTV?
Essas poderão assistir via satélite, desde que adquiram um receptor de satélite HDTV, e liguem na mesma antena parabólica, aquela grande que mais de 20 milhões de lares têm, no Brasil, vendo o satélite da Embratel. Quem não tem parabólica e quiser ver, basta comprar uma e mandar instalar em sua casa, que ainda dá tempo. Eu dou as dicas e até posso enviar pelo correio, a quem desejar.
É bom demais.  

E a televisão 3D, Alamar? Já tem propagandas na VEJA e outras revistas. Devo comprar, ou não?

Televisão 3D

Vou falar agora sobre esta maravilhosa novidade. De fato, é maravilhosa mesmo. Mas ainda não está bem definido qual o padrão que vai ser adotado pelas emissoras de TV.
Vou explicar isto:
Existem três padrões principais de cinema e televisão 3D: As que adotam os óculos tipo anaglíficos, que são os que uma “lente” é azul e a outra é vermelha; tem as que adotam os óculos polarizados, que é aquele padrão que os cinemas do Brasil estão usando e ainda tem os óculos ativos, que são os mais caros e dizem que mais eficientes.
A Rede TV já está transmitindo parte da sua programação em 3D (diz que vai transmitir toda a sua programação), inclusive via satélite, por este receptor que citei acima. Ela optou pelo óculos polarizados, que é o padrão do cinema. Será que todas adotarão o mesmo sistema?
Por via das dúvidas, acho bom ninguém se apressar a comprar logo um televisor 3D, apesar de ser uma maravilha porque, por ser uma tecnologia recém lançada não apenas em nível de Brasil, mas em todo o mundo, ainda está nesta fase de adaptação. A não ser que você tenha muito dinheiro e não esteja preocupado com isto.

Nenhum comentário: